DÚVIDAS FREQUENTES DO PACIENTE

1. O que é avaliação neuropsicológica?

Avaliação Neuropsicológica é uma avaliação das funções cognitivas e comportamentais através de testes e exercícios. As funções cognitivas englobam processos como memória, atenção, linguagem, planejamento, entre outras.

2. Avaliação neuropsicológica, neurocognitiva, cognitiva e avaliação psicométrica são a mesma coisa?

Sim, o exame é o mesmo, apenas o nome foi sendo modificado com o passar do tempo. O nome usado depende muito do profissional que está encaminhando o paciente.

3. Como funciona uma avaliação?

Em primeiro lugar, é realizada uma consulta inicial, para obter informações sobre a saúde global do paciente, queixa e seu histórico, bem como o motivo da avaliação.  A partir deste momento a avaliação é planejada. Na etapa seguinte são realizados testes, exercícios e escalas com o paciente.

Os resultados qualitativos e quantitativos da avaliação indicarão as funções cognitivas preservadas e as funções que apresentam deficiência. Finalmente, é elaborado um relatório ou laudo neuropsicológico, onde são relatados os principais resultados da avaliação.

4. Quanto tempo demora?

A avaliação na íntegra leva em torno de cinco horas, dividida em uma hora para a entrevista inicial e quatro horas de exame. Este tempo é estimado e pode variar para mais ou para menos. Justamente por isso não é cobrado um valor fixo pelo exame: o paciente irá pagar pelo tempo gasto para realizar a avaliação. Normalmente a avaliação é agendada para ser realizada aos poucos, em mais de uma data, com sessões que podem variar de cinquenta minutos até duas horas por dia, em média. 

Algumas avaliações são realizadas em menos tempo, quando se deseja observar funções específicas, como por exemplo a capacidade para dirigir ou para fazer cálculos. Em algumas situações médicas ou legais estas perguntas específicas são essenciais.

Há ainda avaliações que podem demorar um tempo maior, como é o caso de avaliações infantis, dirigidas às questões de aprendizagem. Muitas vezes isto requer até mesmo visitas dos profissionais à escola onde a criança estuda.

A avaliação também pode ser realizada na íntegra em um único dia. É possível ainda que exames sejam feitos de emergência. Neste caso, há um acréscimo no custo. Consulte-nos através do email ou telefones disponíveis no Site sobre estas modalidades de agendamento

5. O que preciso levar ´para realizar a avaliação?

É preciso levar todos os exames médicos já realizados (ressonância, tomografia, exames de sangue, eletroencefalograma, entre outros), óculos ou lentes de contato (quando necessário), aparelho auditivo (quando necessário) e lista de medicação que faz uso com suas doses respectivas.

6. Eu preciso de acompanhante?

Na entrevista inicial orientamos que o paciente venha acompanhado, para melhor levantamento dos dados iniciais, contudo durante o exame o paciente deve entrar sozinho no consultório.

7. A Neuropsicóloga olha exames médicos?

Sim, a neuropsicóloga olha os exames médicos uma vez que o quadro orgânico do paciente na maioria das vezes repercute na avaliação neuropsicológica e muitas vezes é esta condição médica a razão pela qual o médico solicita a avaliação.

8. Qual é o prazo para o resultado do exame ficar pronto?

O laudo do exame é entregue em até 10 dias após a conclusão da ultima hora de avaliação.

9. Quem pode retirar meu exame?

Apenas o próprio paciente ou alguém autorizado pelo mesmo. Em caso de menores de idade ou pacientes interditados juridicamente, o laudo é entregue ao responsável legal.

10. O Convênio cobre este exame?

O Instituto Habilittare é credenciado a alguns planos e seguros de saúde, sendo estes: Sanepar e Amil.  Estamos em fase de tramitação para credenciamento junto ao Judicemed, Cassi e Correios. Os demais planos não temos credenciamento, por enquanto. Para sanar eventuais dúvidas sobre estas ou outras questões entre em contato com email: secretaria@habilittare.com

DÚVIDAS FREQUENTES DO MÉDICO

A Equipe do Instituto Habilittare está à disposição para realizar visitas técnicas para discussão de casos. Isto pode ser especialmente interessante quando você quiser conhecer melhor nossa metodologia de avaliação ou de atendimento. Marque seu horário através do nosso email: secretaria@habilittare.com

 

A Equipe do Instituto Habilittare está à disposição para realizar reuniões por video-conferência para discussão de casos. Isto pode ser interessante quando você quiser conhecer melhor nossa metodologia de avaliação ou de atendimento.  Através deste canal podem atende-lo fora  de Curitiba e região metropolitana. Marque seu horário através do nosso email: secretaria@habilittare.com

Av. Presidente Getulio Vargas, 2932 – 1° andar cj 103 - Água Verde - Curitiba, PR - Cep: 80.240-040

Telefone: (41) 3029 - 9540 | 99803 4664
E-mail: 
 secretaria@habilittare.com

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Direitos Autorais © 2015 Instituto Habilittare - Todos os Direitos são Reservados.